Sobre

Ver Histórias Existentes    |     Partilhar a Minha História

 

O projeto Histórias do Nosso Tempo / Narratives of Our Age (NOOA) reúne gerações em partilha de histórias para trabalhar a continuidade da identidade cultural da região do Vale do Sousa, recorrendo ao potencial dos meios digitais.

Num contexto demográfico crescentemente envelhecido, a sociedade enfrenta atualmente grandes desafios para a inclusão social de parte considerável da população sénior, que vive em situação de isolamento. A par destas questões, e considerando os seniores detentores privilegiados de grande riqueza cultural, evidencia-se a importância de criar formas de salvaguardar esse conhecimento intangível.

Com o foco nestes desafios socioculturais surge o Histórias do Nosso Tempo, um projeto de investigação que promove oportunidades de diálogo intergeracional sobre temáticas como memórias, saberes, mitos e tradições da região, permitindo fomentar a continuidade de saberes ao fazer emergir discursos de identidade coletiva, partilhados e discutidos de forma participativa em ambientes digitais.

Convidámos grupos intergeracionais da região geográfica do Vale do Sousa a participar em workshops de Storytelling em que as histórias e saberes dos seniores foram partilhados e discutidos com os juniores. Dessas trocas resultou posteriormente um conjunto de histórias multimédia que são agora partilhadas e colocadas ao dispor de toda a comunidade nos seguintes espaços digitais:

  1. Neste website, historiasdonossotempo.eu, agregador de toda a informação e trabalhos realizados no âmbito do projeto;
  2. Na página do Facebook ;
  3. No canal do Youtube.

Emitimos um convite à participação da comunidade, para dar voz a tantas histórias relevantes ainda por contar e com elas enriquecer o diálogo e o espólio de identidade cultural a que demos início.

Assim, cada participante poderá contribuir para o projeto de duas formas:

1 – Visitar as histórias partilhadas por outros participantes na secção Histórias deste website ou na página do Facebook e deixar uma resposta ou comentário;

2 – Partilhar uma nova história, em formato à escolha (texto, imagem, vídeo, gravação audio, combinação de formatos…). Estas histórias podem ser publicadas como um novo post no Facebook do projeto ou através da secção Participar do website.

Este projeto de investigação procura assim contribuir para apoiar a manutenção participativa da identidade cultural através da produção de histórias em dinâmicas intergeracionais, disponibilizando estas histórias em espaços digitais abertos à participação da comunidade. Com isso, pretende-se igualmente observar os  desafios e oportunidades promovidos pelos espaços de afinidade digitais para a manutenção da identidade cultural.

Este é um projeto inserido no Doutoramento em Media Digitais da Universidade do Porto, como parte do Programa UT Austin / Portugal, e financiado pela FCT com a bolsa de Doutoramento PD/BD/114139/2015.

 

Ver Histórias Existentes    |     Partilhar a Minha História